Depois do arranque da primeira ronda de Assembleias Comunitárias no Colmeal da Torre para auscultação da população da Serra da Estrela, afetada pelos incêndios do ano passado, a iniciativa promovida pelos Guardiões da Serra da Estrela vai estar esta sexta-feira, 17 de março, na freguesia de Verdelhos. A assembleia conta com a presença do ICNF e da APA.
Na sequência dos incêndios do verão de 2022, os Guardiões da Serra da Estrela estão a envolver-se na auscultação da população das freguesias afetadas com mais de 10% de área ardida, numa tentativa de reforçar a recuperação dos ecossistemas com implicação das comunidades que os sustentam.
O principal objetivo da primeira ronda de Assembleias Comunitárias é perceber as principais dificuldades sentidas pela comunidade na sua atividade e envolvê-las na construção de soluções para o futuro.
As assembleias são alvo de um contrato-programa entre os Guardiões com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Fundo Ambiental e para os promotores, “representam uma rara oportunidade de criar pontes entre as comunidades e as entidades gestoras do território”, dando a conhecer a estas entidades, as dificuldades e necessidades de quem vive no território, contribuindo com sugestões de melhoria dos processos que as unem.
O próximo encontro decorre esta sexta-feira, 17 de março, entre as 16h e as 17h30, na sala de reuniões da Junta de Freguesia de Verdelhos, concelho da Covilhã. Na ordem de trabalhos está a apresentação dos participantes; a divulgação das Medidas de Estabilização e Emergência da zona ardida na Serra da Estrela para cada freguesia e a auscultação das preocupações e dificuldades da população.
Com os mesmos pontos na ordem de trabalhos, as Assembleias Comunitárias têm continuidade no sábado, 18 de março, em Gonçalo, concelho da Guarda.