A AMAI – Associação Nacional dos Movimentos Autárquicos Independentes tem o seu primeiro Congresso este sábado, dia 23 de setembro, na Guarda, cidade e concelho sob gestão do Movimento Independente Pela Guarda, encabeçado por Sérgio Costa, Presidente da Câmara Municipal da cidade mais alta.
Os trabalhos do primeiro congresso da AMAI decorrem no Teatro Municipal da Guarda (TMG) e em análise estão temas como a Revisão da Lei Eleitoral, a Lei das Finanças Locais, a Delegação de Competências às Autarquias ou a Reorganização Política do País.
O programa deste 1º Congresso vai desenvolver-se ao longo de todo o dia por painéis, contando com a abertura, às 10h00, pelo Presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, da Comissão Organizadora, seguido pelo presidente da Assembleia Geral da AMAI, Rui Moreira, finalizando com o comunicado do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O 1º painel está marcado para as 10h30 e terá como tema os “Fundos Comunitários”, contando com as participações do Vice-Presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, do consultor CEDRU, Luís Carvalho; do CEO da FNYWAY Consulting, Paulo César Ramos e do Vereador da Câmara de Vila do Conde, Pedro Gomes. O debate será moderado por João Campolargo, Presidente da Câmara de Ílhavo.
O 2º painel, sobre a Lei das Finanças Locais/Delegação de Competências está marcado para as 12h00, contando com a participação de Manuel Cordeiro, Presidente da Câmara de S. João da Pesqueira, Flávio Massano, Presidente da Câmara de Manteigas e com a moderação, no debate de Francisco Gonçalves, Vereador da Câmara Municipal de Oeiras.
Os trabalhos regressam após o almoço, pelas 15h30, com as intervenções de José Ribeiro e Castro, especialista em Direito Público e Direito da Nacionalidade e Isaltino Morais, Presidente da Câmara de Oeiras; que vão intervir sobre “Democracia / Poder Local / Reorganização Política do País.
Encerram este primeiro Congresso da AMAI, pelas 17h00, as intervenções de Adelaide Teixeira, Presidente da Direção da AMAI – Associação