A biblioteca municipal António Salvado, em Castelo Branco, recebe esta sexta-feira, 28 de fevereiro, às 18h, a apresentação do livro “Eugénio de Andrade – inéditos (ou quase)”, organizado por António Oliveira. A obra documental, que revela fac-símiles de composições poéticas e dedicatórias privadas do poeta, resulta do acervo preservado pelo fotógrafo Dario Gonçalves.
O livro, com 170 páginas, conta com um prefácio de Arnaldo Saraiva, ex-presidente da Direção da Fundação Eugénio de Andrade. A apresentação vai ser conduzida pelo organizador da obra, António Oliveira, e por Paulo Samuel, amigo do poeta natural de Póvoa de Atalaia, editor de algumas das suas publicações e organizador da celebração centenária do nascimento do poeta em 2023, promovida em Castelo Branco.
A sessão conta ainda com a participação de Maria de Lurdes Gouveia Barata, para fazer a leitura de alguns dos poemas inéditos da obra; e de Pedro Silveira, que acompanha projetos no Fundão para a divulgação da obra de Eugénio de Andrade.
A edição do livro foi patrocinada pelo Município do Porto e contou com o apoio das Câmaras Municipais do Fundão e de Santo Tirso, terra natal de António Oliveira.