O concurso de Arte e Coesão Territorial, da DGArtes, destinado a apoiar os territórios de baixa densidade cultural abre esta sexta-feira, anunciou hoje o ministro da cultura numa audição parlamentar sobre o apoio às artes e o estatuto dos profissionais da área.
O programa tem a dotação global de um milhão de euros e vai abranger 76 municípios das 25 NUTS III, incluindo a região da Beira Baixa e Beiras e Serra da Estrela. Vai apoiar projetos culturais com a duração máxima de dois anos que se desenvolvam com a participação das comunidades, estruturas, artistas e agentes socioculturais locais.
Ao concurso de Arte e Coesão Territorial podem candidatar-se pessoas coletivas de direito privado e grupos informais que exerçam, a título dominante, atividades profissionais artísticas em Portugal.
O programa de apoio a territórios de baixa densidade cultural foi anunciado pela DGArtes em junho, em Vila Velha de Ródão. Na altura, o ministro da cultura sublinhou “um conjunto de concelhos que estão fora” dos vários apoios às artes e à cultura, mesmo com as quotas regionais, e que por isso, o novo programa foi feito a pensar na “correção das assimetrias regionais, da coesão territorial através da cultura”.