No âmbito do projeto F2F Health Matters, Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro (InovCluster) levou a cabo uma missão internacional no Japão, com o objetivo de proporcionar às pequenas e médias empresas do setor agroalimentar um primeiro contacto com o mercado japonês, perspetivando a internacionalização do seu negócio.
A missão empresarial promovida pelo consórcio do F2F Health Matters, onde se inclui a InovCluster, teve o intuito de descobrir o mercado japonês e, simultaneamente, trabalhar a “estratégia certa a seguir para garantir o sucesso” da jornada de internacionalização, afirma a associação.
A iniciativa, que decorreu na cidade de Tóquio, permitiu apoiar um total de 12 empresas europeias a encontrar potenciais parceiros comerciais, a apresentar os seus produtos alimentares e suplementos saudáveis e a aprender as especificidades do mercado japonês, de modo a criar “possíveis novos acordos comerciais e colaborações promissoras”.
Durante quatro dias as pequenas e médias empresas agroalimentares também participaram numa feira dedicada ao setor, estabelecendo contactos diretos e ainda fizeram parte de um programa de formação que proporcionou cursos para o mercado nipónico, coaching e acesso a uma comunidade dedicada às PME’s.
A próxima viagem de internacionalização vai ser ao mercado dos Emirados Árabes Unidos. O processo de seleção das empresas está a decorrer, sendo que o último dia de candidaturas é esta quarta-feira, 5 de julho.
Todas as informações sobre as missões, candidaturas e processo de seleção podem ser encontradas no website do projeto ou através dos contactos da InovCluster.