Patrícia Coelho vai continuar a presidir à associação do cluster agroindustrial do centro até 2029. Os novos órgãos sociais já tomaram posse. António Trigueiros de Aragão das fábricas “Lusitânia” preside à mesa da assembleia geral e Joaquim Bráz, da “Centauro” é o presidente do conselho fiscal.
Na cerimónia de tomada de posse para este novo mandato, Patrícia Coelho refere que “a InovCluster existe para servir, ouvir, apoiar, representar e projectar os seus associados. Este novo ciclo será orientado para a acção e para a ambição, com foco claro na valorização do setor agroalimentar, na ligação ao território e na afirmação nacional e internacional do nosso trabalho colectivo.
Competitividade e inovação, internacionalização e cooperação europeia, sustentabilidade, valorização territorial e produtos endógenos são as principais linhas orientadoras da associação para os próximos quatro anos. Este novo mandato, afirma a líder directiva “apresenta um reforço significativo da representatividade empresarial nos órgãos sociais da associação, espelhando a crescente ligação da «InovCluster» ao tecido económico regional”.
Na cerimónia de tomada de posse, a presidente da comissão de coordenação e desenvolvimento da região centro sublinha que “temos feito vários diagnósticos daquilo que a região tem de mais frágil e a deficiente transferência de conhecimento entre empresas e instituições de ensino superior é uma fragilidade que estamos permanentemente a colmatar”, afirmou Isabel Damasceno.
Fundada há 16 anos, a “InovCluster” está sediada em Castelo Branco e tem como principal missão promover a inovação, a competitividade e o desenvolvimento sustentável das empresas do sector agroindustrial na região centro de Portugal. Actualmente conta com 147 associados, dos quais 112 são empresas, 15 associações e cooperativas, 12 instituições de ensino superior e 8 entidades públicas.