O município do Fundão vai organizar, no próximo dia 2 de Julho, a partir das 21h30, no largo da Capela do Calvário, a nona edição do concurso de fado “Amália Rodrigues”. A iniciativa é destinada a todos os fadistas amadores, a partir dos 15 anos de idade. As inscrições são gratuitas e estão abertas até ao próximo dia 23 de Junho.
De acordo com o município, a participação implica a realização e publicação de um vídeo numa conta de Youtube. De todos os fadistas inscritos serão selecionados seis para a final, sendo que dois serão selecionados pelo público, numa votação online que está a decorrer até dia 23 de Junho no site do concurso www.fadocale.pt.
No dia 25 de Junho vão ser anunciados os finalistas no site do concurso, sendo que o júri para selecção dos finalistas é composto por três elementos da associação “Fado Cale” e dois convidados externos profissionais da área do fado”.
Este concurso “tem como intuito divulgar os novos talentos na área do fado” denominando-se “Amália Rodrigues” uma vez que a cantora “é considerada como o expoente máximo do fado e considerada a maior fadista de todos os tempos, tendo ao mesmo tempo raízes no concelho do Fundão”.
O júri da final do concurso vai ser constituído por Alcina Cerdeira, vereadora da câmara municipal do Fundão; o compositor e músico Custódio Castelo; Estrela Carvas, secretária e confidente de Amália Rodrigues; a fadista Lenita Gentil e o estilista Carlos Gil.
O vencedor do concurso recebe um prémio monetário de 500 euros e vai ter a oportunidade de gravar uma maqueta profissional. O segundo classificado vai receber 250 euros, o terceiro 150 e o quarto classificado uma menção honrosa.