A direcção distrital da Inter-Reformados vem, em comunicado, saudar a medida anunciada por Vítor Pereira nas comemorações do 25 de Abril no concelho da Covilhã de que os reformados vão ter uma redução de 75 por cento no preço dos transportes públicos, mas garante que vai continuar a bater-se pela gratuitidade para os pensionistas.
Em comunicado a estrutura saúda o anúncio de Vítor Pereira em reduzir “75% nos preços dos transportes públicos para os reformados de idade igual ou superior a 65 anos, com efeito na compra do passe social e nos bilhetes pré-comprados, com entrada em vigor no próximo dia um de Junho mantendo-se a modalidade de aquisição”. A estrutura refere que esta redução “responde às revindicações apresentadas pela Inter-Reformados, pela união dos sindicatos de Castelo Branco e pela associação de reformados, pensionistas e idosos e é o resultado das negociações com a câmara municipal”.
Até agora a redução era de 50% sobre o preço do passe social e dos bilhetes pré-comprados e agora essa redução será de 75 %. No caso dos passes sociais, para um valor de 39 euros, os reformados pagavam 19,50 euros e agora passa a pagar 9,75 euros. Já em relação aos bilhetes pré comprados, 20 títulos custavam 25,40 euros os reformados pagavam 12,70 euros e agora passam a pagar 6,35 euros”.
Neste comunicado, a direcção distrital da Inter-Reformados refere que o objectivo “continua a ser a total gratuitidade dos transportes públicos dos reformados” e até final do ano vão ser agendadas novas reuniões “para avaliar a possibilidade de a medida se efectivar ainda no decorrer do actual mandato”. A estrutura sindical acrescenta que esta redução “é já uma importante vitória da persistência, do diálogo e da negociação” afirmando que “nada substitui a reivindicação e a luta, já que só ela dá melhores direitos aos reformados”.