As chuvas torrenciais registadas no último fim de semana voltaram a provocar sobressalto e a indignação dos moradores do bairro da Fontainha no Fundão.
A situação não é nova, há relatos de episódios de inundações desde 2009. Nos últimos anos as chuvas torrenciais acontecem com mais frequência ao mesmo tempo que a água entra em casa dos moradores. Os residentes no bairro da Fontainha, ouvidos pela reportagem da Rádio Cova da Beira, responsabilizam o Município do Fundão pela “incapacidade” de resolver definitivamente a situação. Já a autarquia assegura que o assunto só ficará solucionado quando a Infraestruturas de Portugal, construir as condutas na linha férrea.
Oiça a notícia de Dulce Gabriel (RCB)
O Município do Fundão responsabiliza a Infraestruturas de Portugal pela demora na concretização de uma de duas condutas que minimizem o impacto das águas pluviais.
Entretanto o vice-presidente da autarquia adiantou à RCB que solicitou à APA – Agência Portuguesa do Ambiente autorização para a limpeza do leito das linhas de água que “foram filtro” para evitar que os detritos mais volumosos fossem levados pela enxurrada para o bairro da Fontainha.