Diana Costa, do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS) da UBI, é uma das investigadoras principais de um projeto exploratório no âmbito da cronoterapia do cancro, recentemente financiado em 100 mil euros pelo Programa UT-Austin-Portugal, um acordo entre Portugal e a Universidade de Austin, no Texas, Estados Unidos da América.
“My watch, my therapy – a step towards personalized cancer therapy trough drug/gene delivery” centra-se numa abordagem totalmente nova e original baseada na cronoterapia do cancro. O principal objetivo é o estudo da influência do ritmo circadiano na performance de sistemas de entrega droga/gene.
O projeto arrancou a 16 de setembro e tem uma duração prevista de um ano.
A equipa do projeto integra, além de Diana Costa, as investigadoras do CICS-UBI Telma Quintela e Ângela Sousa, bem como os alunos de doutoramento Ana Raquel Neves, Tânia Albuquerque e Rúben Faria.
Emma Donglei, da Universidade de Austin, no Texas, é também investigadora principal do projeto “que dispõe de verbas exclusivas daquela instituição americana, no valor de 100 mil euros”, avança a UBI em comunicado.