A Universidade da Beira Interior tem 24 investigadores em destaque na última atualização de uma lista mundial que apresenta os cientistas com maior impacto nas suas áreas. O “World’s Top 2% Scientists”, é elaborado pela Universidade de Stanford (EUA), e é considerado como um dos mais prestigiados rankings internacionais.
Esta lista apresenta os melhores cientistas nas categorias “Carreira” e “Ano”, a partir de dados extraídos da SCOPUS, a maior base de dados de citações de artigos científicos. Entre os mais relevantes da categoria “Ano”, estão António Marques Cardoso, António Cardoso Marques, Arminda do Paço, Duarte Diogo, Gilberto Alves, Hugo Proença, Ilídio Correia, Imed Jlassi, Ivan Kaygorodov, Ivan Pires, João Ferreira, Khaled Laadjal, Helena Alves, Mário Marques, Mário Franco, Mário Raposo, Mostafa Gerdroodbary, Paulo Duarte, Paulo Oliveira, Rui Paulo Moreno e Victor Moutinho.
No que se refere aos melhores na lista “Carreira”, estão António João Cardoso, António Cardoso Marques, Arminda do Paço, Hugo Proença, Ilídio Correia, João Ferreira, Jorge Barata, Luís Alexandre, Mário Marques, Michèle Trancossi, Mostafa Gerdroodbary, Paulo Oliveira, Rui Paulo Moreno e Victor Manuel Moutinho. No total são 11 os docentes referidos nas duas listas.
Em comunicado, a instituição refere que “a presença continuada de investigadores da UBI entre os melhores 2% do mundo, em anos consecutivos, reflecte a consolidação da qualidade da ciência com assinatura dos elementos da academia, e justifica a inovação e a sua relevância”.
Os 24 investigadores estão categorizados nas áreas da Química, Matemática, Polímeros, Toxicologia, Medicina, Farmacologia e Farmácia, Engenharia Biomédica, Economia, Gestão, Administração, Marketing, Ciências do Desporto, Engenharia Aeroespacial, Mecânica e Transportes, Tecnologias da Informação e Comunicação, Energia, Ciências Ambientais, Inteligência Artificial e Processamento de Imagem.