Diana Gomes e João Silva, doutorandos em Bioquímica e Biomedicina, respetivamente, são os mentores do projeto ONCOSENSING, recentemente selecionado para receber um apoio de 5 mil euros, no âmbito do programa “Promove”, da Fundação La Caixa/BPI.
ONCOSENSING é o estudo de um método de rastreio inovador para o cancro do colo do útero (CCU), integrado num kit para uso clínico e/ou pessoal.
O estudo baseia-se em detetar uma proteína do vírus do HPV, permitindo identificar precocemente mulheres com risco de cancro do colo do útero. O objetivo é reaproveitar uma tecnologia já existente no mercado e utilizada pela população em geral, de forma a promover a economia circular.
Agora, o projeto proposto por uma equipa do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI, vai receber um apoio de 5 mil euros do “Promove”. Um programa da Fundação La Caixa/BPI em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), lançado em 2023, para apoiar iniciativas inovadoras em domínios estratégicos para o desenvolvimento das regiões do interior replicáveis para outras regiões semelhantes.