O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) esteve presente na Mostra Tecnológica das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE), em Leiria, e apresentou dois dos seus projetos. Um protótipo de solução para monitoramento, previsão e prevenção de úlceras por pressão e uma resposta para o uso eficiente de recursos e redução do impacto ambiental no amendoal da Beira Interior.
Uma solução médica para uso em hospitais e lares de idosos para combater úlceras de pressão, foi um dos projetos apresentados na Mostra Tecnológica do Politécnico de Leiria. “SensoMatt” é uma fina folha de sensor é colocada sob um colchão para monitorar e medir em tempo real a distribuição de pressão do paciente.
Um segundo projeto tem a ver com a integração de sensores e “inteligência de negócio” em amendoal na Beira Interior para o uso eficiente de recursos e redução do impacte ambiental. Chama-se “Veratech” e pretende, com base na rede de sensores, construir painéis com os indicadores gerados em tempo real e dados históricos. A tecnologia permite analisar ocorrências não-previstas e alimentar o sistema de planeamento agrícola, ajudando a produtora de amêndoas, Veracruz, a gerir de forma mais eficaz a produção com base na informação disponibilizada.
Dois projetos contemplados no programa Portugal 2020 e que foram agora apresentados numa mostra que teve por objetivo promover tecnologias, produtos e serviços na área das TICE e estimular o estabelecimento de novas parcerias na região.
A mostra tecnológica contou com diferentes momentos, entre eles mesas-redondas, exposição de tecnologias e uma tertúlia de partilha de conhecimento