O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) está a alargar a rede de parcerias internacionais, com a assinatura de vários protocolos de cooperação com universidades de São Tomé e Príncipe e do Brasil.
Os acordos foram estabelecidos durante o 32º Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa que decorreu no país africano de 26 a 28 de junho.
O evento que promove a relação entre instituições de ensino superior de oito países de língua oficial portuguesa, foi uma “oportunidade para alargar e reforçar a rede de parcerias internacionais do politécnico albicastrense”, avança a instituição em comunicado, informando que foram assinados “diversos protocolos de cooperação”.
Com a Universidade de São Tomé e Príncipe, o IPCB vai colaborar “na criação e implementação” da licenciatura em Engenharia Civil e do Curso Técnico Superior Profissional em Automação e Manutenção Industrial.
O politécnico proporciona ainda a realização de estágios na Clínica Pedagógica da Escola Superior de Saúde do IPCB pelos finalistas de fisioterapia da instituição santomense.
Já com as academias brasileiras, a Universidade Federal do Pampa e a Faculdade SESI de Educação, os protocolos de cooperação visam o “intercâmbio de estudantes de licenciatura, de mestrado ou de pós-graduação” e o desenvolvimento de atividades conjuntas de investigação, ensino e capacitação de recursos humanos.
No Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), o IPCB esteve representado pelo presidente António Fernandes e vice-presidente, Ana Vaz Ferreira.