O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) viu recentemente aprovada uma candidatura para um projeto de investigação e desenvolvimento (I&D) na área das redes de telecomunicações 5G avançadas. Financiado pelo Centro 2030, o Projeto 5GAdvanced vem colocar a região na vanguarda das tecnologias base da futura rede 6G.
Com um financiamento de mais de 400 mil euros, o projeto é destinado ao desenvolvimento de tecnologias no setor das telecomunicações. Liderado pela tecnológica Albesmart Lda., spinoff do IPCB, o 5GAdvanced visa investigar e desenvolver componentes de software para estações base 5G, com a capacidade de operar na faixa de frequências rádio dos 28 GHz (giga-hertz).
De acordo com a instituição, esta iniciativa tem como objetivo avançar a infraestrutura 5G, mas também “posicionar a região na vanguarda das tecnologias que estarão na base da futura rede 6G”, prevista para chegar ao mercado em 2030.
Assim, o projeto coloca o IPCB à frente da “inovação tecnológica no setor das telecomunicações”, considerado o empreendimento “tecnicamente muito ambicioso”.
A Albesmart Lda, com 12 engenheiros qualificados e a maioria formados no IPCB, já exporta estações base 5G para mais de 30 países.