A agência de avaliação e acreditação do ensino superior (A3ES) acreditou o instituto politécnico de Castelo Branco pelo período máximo de seis anos. A decisão foi conhecida no seguimento do processo de avaliação previsto no regime jurídico da avaliação do ensino superior.
A decisão do conselho de administração da agência, é efectuada em concordância com a recomendação e a fundamentação constantes no relatório da comissão de avaliação externa que visitou o IPCB em Novembro de 2023.
Nesse relatório, a comissão de avaliação externa considera que “o IPCB é uma instituição ativa, dinâmica e viva, que possui recursos humanos capazes de promover e fortalecer sinergias internas e externas, apresentando um modelo de organização ajustado à natureza da instituição, integrando vários níveis de decisão de uma forma articulada e respeitando a autonomia científica e pedagógica dos diferentes órgãos” refere em comunicado o politécnico de Castelo Branco.
A avaliação efectuada ao IPCB levou a comissão a considerar que “a instituição está bem integrada no distrito, concelho e região de Castelo Branco, onde existe uma forte cooperação com o tecido empresarial ao nível do recrutamento de estudantes e graduados por parte das empresas locais e pelo desenvolvimento de projetos em colaboração”.
O relatório evidencia ainda a existência de uma política “bem definida no que diz respeito à garantia da integridade académica e da promoção da igualdade e inclusão” destacando a criação do plano de igualdade de género e o lançamento do portal da denúncia, assim como a criação de estruturas, programas e procedimentos de acção, de apoio e de integração “dos quais se destacam o observatório para a igualdade de género e não discriminação e os gabinetes de apoio psicológico e de apoio ao estudantes com necessidades especiais”, constatando ainda que a instituição se encontra “numa fase avançada da transformação digital, estando esta bem consolidada na cultura do lPCB”.