O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), as universidades da Beira Interior (UBI) e de Aveiro (UA), os politécnicos de Leiria (IPL), e Tomar (IPT), o Instituto de Telecomunicações (IT) e a @tice.pt, integram o consórcio do Centro de Competências em Cibersegurança, vencedor para a zona centro.
Operacionalizado em coordenação com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), e liderado pela Universidade de Aveiro, o projeto procura contribuir para o aumento da resiliência e cibersegurança das infraestruturas tecnológicas em Portugal, estimando atingir diretamente cerca de 2000 entidades, sendo que perto de 400 serão abordadas pelo Centro de Competências em Cibersegurança da zona Centro (CCC-Centro), pela sua localização geográfica.
O consórcio reúne algumas das principais instituições ligadas ao ensino e investigação da região centro na área da informática, telecomunicações e cibersegurança, com vasta experiência na investigação, desenvolvimento e inovação na área, bem como na formação de profissionais qualificados.
Aliado a este consórcio, juntam-se as comunidades intermunicipais da Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Região de Leiria, Médio Tejo e da Região de Aveiro, assim como cerca de 20 associações empresariais e cerca de 30 municípios e empresas relevantes para a cibersegurança da zona centro.
O CCC-Centro, será desenvolvido até 2026 no âmbito do projeto C-Network, e irá prestar serviços de apoio às organizações da região, ajudando-as a qualificar os seus quadros através de ações dedicadas, como a C-Academy.