A incubadora de empresas do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai acolher, a partir desta sexta-feira, 8 de março, a primeira start-up financiada por investidores estrangeiros. “Seed by Seed” é a emergente norte-americana que quer facilitar o acesso a microcréditos a trabalhadores e pequenas empresas com pouca literacia digital.
De acordo com o presidente do IPG, Joaquim Brigas, a “atração desta start-up só foi possível devido à aposta” daquela incubadora “no apoio a projetos com uma forte base tecnológica”.
O novo projeto empreendedor vai criar uma plataforma digital para facilitar aos trabalhadores independentes e a empresas de pequena dimensão ligadas a setores tradicionais, o acesso ao microcrédito.
O arranque da Seed by Seed vai ser desenvolvido em colaboração com o Politécnico da Guarda e tem em vista a implementação de dois projetos-pilotos em 2025. Um no concelho da Guarda, outro no concelho de Seia.
“O modelo desnuclearizado da incubadora do IPG vai permitir apoiar os concelhos da região da Guarda na fixação e desenvolvimento de negócios empreendedores”, afirma Joaquim Brigas, anunciando que “ainda este ano vão ser integradas pelo menos mais quatro startups de investidores estrangeiros na incubadora do Politécnico da Guarda”.
Entretanto, a instalação da primeira startup estrangeira vai ser oficializada esta sexta-feira, dia 8 de março.