“Guarda: das Origens à Atualidade”, assim se chama o livro de história que académicos do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e do CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade e outras instituições académicas prepararam nos últimos anos. O Município da Guarda repartiu os custos com o IPG e incluiu a apresentação do livro nas comemorações do 25 de Abril.
O livro de história “Guarda: das Origens à Atualidade” é lançado na quarta-feira, dia 24 de abril, integrando as comemorações do 25 de Abril no concelho da Guarda. Fruto da cooperação estabelecida entre o IPG, o centro de investigação CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade e a Câmara Municipal da Guarda, a obra será apresentada pelos presidentes das três instituições na Expoeclesia às 21:30 da noite de 24 para 25 de abril.
“Trata-se de um projeto de investigação de grande qualidade que permite conhecer melhor a história da cidade e da sua região, as suas origens e o seu desenvolvimento”, afirma Joaquim Brigas, presidente do Politécnico da Guarda. “Para a construção deste livro conjugaram-se as produções de investigadores do IPG, o trabalho de académicos de outros institutos e universidades e, também, o legado de investigadores locais com trabalho já feito sobre a história da Guarda”, frisa.
O livro de história “Guarda: das Origens à Atualidade” marcou em 2019 o início de uma colaboração permanente entre o IPG e o CEPESE: a parceria contemplou a criação de um polo de investigação do CEPESE nas instalações do Politécnico da Guarda, como forma de intensificar a produção científica no
interior do IPG. Os docentes e investigadores do IPG participam em projetos em curso no CEPESE.
Na sessão, antes da apresentação da obra, atua o Grupo de Intervenção Cultural da Guarda – Reflexo Imperfeito. A partir das 23h00, decorre um espetáculo de video mapping “50 anos de abril”.
No Pátio do Museu da Guarda, está agendado o espetáculo, por César Prata “José Afonso e o Povo” e às 23h55, no mesmo local, há uma sessão de fogo preso, que marca os 50 anos do 25 de abril.