O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) está a implementar novas iniciativas para apoiar os estudantes ao nível psicopedagógico. Uma delas é o “Espaço Diferença”, orientado para integração de alunos com necessidades educativas especiais, e o “Peer Mentoring”, projeto de mentoria para a ajudar a mitigar o abandono escolar.
“Prestes a ser lançado”, o Espaço Diferença pretende, através de intervenções personalizadas individuais ou em grupo, “aumentar a integração” na vida académica de alunos com necessidades educativas especiais, tanto a nível relacional como de aprendizagem, promovendo também o seu sucesso escolar.
Por outro lado, “a iniciativa fornece também apoio para docentes que sintam dificuldades na relação pedagógica com estes alunos”, explica a instituição numa nota enviada às redações.
Integrado no programa “Skills 4 Pós-Covid – Competências para o Futuro no Ensino Superior”, o IPG lança ainda um projeto com vista a mitigar o abandono escolar. Peer Mentoring coloca estudantes de anos mais avançados em sessões de mentoria individuais com alunos de primeiro ano, para partilharem dúvidas, preocupações e sentirem-se “mais acolhidos no meio académico”.
Iniciativas que, de acordo com o politécnico, vêm “diversificar o apoio” fornecido à comunidade académica, através do Gabinete de Apoio Psicológico.
Para além destas, estão a ser lançadas outras iniciativas de valorização e apoio à saúde mental no seio académico. É o caso dos workshops de sensibilização sobre saúde mental e bem-estar que vão ser lançados ao longo do ano letivo, dividindo-se em três categorias.
Aprendizagem, com sessões direcionadas para a gestão de tempo e organização do estudo; prevenção de comportamentos de risco e saúde e bem-estar, com atividades sobre alimentação, sono e gestão financeira.
O IPG prepara-se ainda para relançar o Espaço Partilha, dirigido a estudantes de ensino clínico, para partilharem dificuldades e emoções vivenciadas no contexto de estágio, relacionadas com sofrimento ou morte.
Odília Cavaco, docente do IPG, psicóloga, coordenadora do GAP e atual provedora do estudante, afirma que “no IPG há um forte compromisso para com a saúde dos estudantes”, sendo uma área em que a instituição “se distingue a nível nacional”, já que, de acordo com um estudo encomendado pelo governo, “um quarto das instituições de ensino superior nacionais não dispõe de um serviço dedicado à promoção de saúde mental” das comunidades académicas.
O IPG disponibiliza apoio psicológico desde 2009 e, para além da criação de novas respostas, tem à disposição um espaço especialmente dedicado a consultas de psicologia clínica, com regularidade semanal.