O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) lidera uma nova candidatura à Comissão Europeia, no valor de 2,5 milhões de euros, para a segunda fase do projeto europeu NEWAVES, que visa apoiar rádios locais na inovação digital, combate à desinformação e partilha de conteúdos. A proposta foi apresentada na conferência de encerramento da primeira fase do projeto, realizada esta semana na Croácia.
O projeto NEWAVES, que junta instituições de ensino e rádios de Portugal, Croácia, Macedónia do Norte e Eslováquia, obteve um balanço muito positivo, com 86% de aprovações e mais de trinta rádios já registadas na plataforma digital criada. Os testes-piloto revelaram que a navegação foi considerada “muito fácil” por 62% dos utilizadores e a usabilidade foi classificada como “muito satisfatória” por 37%.
“Foi muito compensador ouvir dos nossos parceiros internacionais o elogio aos bons resultados deste projeto”, afirma, em comunicado, Joaquim Brigas, presidente do IPG. O sucesso da primeira fase atraiu novas universidades da Espanha, Suécia, Roménia e Itália, que se juntaram à candidatura para a segunda fase, designada NEWAVES+.
Esta nova etapa prevê o reforço da plataforma com ferramentas de inteligência artificial, marketing e novos modelos de negócio, além de promover redes de intercâmbio e partilha de conteúdos radiofónicos. “O objetivo é aumentar as audiências das rádios na Europa e tornar o setor mais competitivo”, sublinhou o presidente do IPG.