O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) já é membro de pleno direito da aliança europeia UNITA– Rede de Universidades Europeias, anuncia a instituição sediada na cidade mais alta de Portugal.
A Comissão Europeia aprovou o alargamento do projeto da UNITA – Universitas Montium até 2027 e a passagem do IPG de membro associado a membro de pleno direito.
A UNITA deu também a possibilidade de uma instituição de ensino superior da Suíça e da Ucrânia integrarem e participarem neste consórcio. A decisão vinculativa foi tomada após avaliação de grupo da Comissão Europeia.
“A aprovação da proposta que apresentámos em Bruxelas no início do ano reforça a notoriedade do Politécnico da Guarda, bem como a sua estratégia de internacionalização, colocando-nos ao lado das mais prestigiadas universidades europeias”, afirma o presidente do IPG.
“É com particular satisfação que vejo também o consórcio a expandir-se – no tempo e em número de associados –, alimentando a robustez das estratégias que contribuam significativamente para a melhoria da qualidade e competitividade do ensino superior europeu, de forma mais participada e democrática, iniciadas com o projeto piloto”, refere Joaquim Brigas.
Este projeto, que dá a possibilidade ao IPG de se consagrar como membro de pleno direito, resultou de uma candidatura conjunta de 10 instituições de ensino superior – que compunham a rede UNITA – que foi submetida no início deste ano.
Esta nova edição do consórcio europeu será financiada com aproximadamente 14 milhões de euros durante os próximos quatro anos.