O Instituto Politécnico da Guarda vai poder adotar a designação “Polytechnic University of Guarda” para reforçar a sua estratégia de internacionalização., revela aquela instituição de ensino superior.
A Assembleia da República aprovou na sexta-feira, dia 24 de fevereiro, a alteração legislativa que permite às instituições de ensino superior politécnicas portuguesas outorgar doutoramentos a partir do próximo ano letivo, adotar a designação “Polytechnic University” para fins de internacionalização e ainda a definição dos critérios para Universidades Politécnicas, no âmbito da revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) que está em curso.
“Estamos muito satisfeitos com esta grande conquista para todos os institutos politécnicos, que se traduz num fator decisivo para o progresso do sistema de ensino superior como um todo”, afirma o presidente do IPG. “Esta alteração reforça a competitividade internacional do IPG, traz novos desafios e representa uma grande oportunidade de desenvolvimento económico e social do Interior e do país”, conclui Joaquim Brigas.
O presidente do IPG integrou na sexta-feira, dia 24 de fevereiro, a comitiva
dos presidentes dos institutos politécnicos que esteve na Assembleia da
República. Também a presidente da Associação Académica da Guarda, Beatriz
Silva, acompanhou a sessão no Parlamento juntamente com os seus pares, em
representação dos estudantes dos politécnicos.