No âmbito do projeto S4Agro, o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai distinguir oito empresas e investigadores que desenvolveram os projetos mais inovadores e sustentáveis para o setor agroindustrial. O prémio, no valor de 20 mil euros, vai ser entregue no Congresso Internacional S4agro que decorre até sexta-feira, 3 de março, em Castelo Branco.
Com o objetivo de aproximar as empresas da academia, o IPG lançou um concurso às empresas do setor agroalimentar para proporem desafios ao politécnico, visando “melhorar a sustentabilidade e os processos de inovação”, explica a docente Teresa Paiva em comunicado.
“Numa segunda fase, equipas de investigação da academia responderam aos desafios e identificaram as melhores soluções para tornar Pequenas e Médias Empresas (PMEs) mais sustentáveis, produtivas e eficientes”.
As empresas vencedoras foram a Space Value Unipessoal, a Soresa, a Greenflavours Unipessoal e a Casa das Carnes do Ervedal. Os investigadores que apresentaram as melhores soluções foram João Pedro Faria e Martim Lima de Aguiar, ambos da Universidade da Beira Interior; Ana Gomes Bispo, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera; e Filipa Pinto Gomes, do Politécnico de Leiria.
Os prémios vão ser entregues no Congresso Internacional S4Agro que está a decorrer até sexta-feira, 3 de março, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco.