O Instituto Politécnico da Guarda, esta quarta-feira (9 outubro), vai ser palco da primeira Jornada CIBERIA em Portugal, reunindo especialistas e entusiastas da cibersegurança para discutir as últimas tendências e desafios do setor, num evento com representação da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE).
O CIBERIA é uma iniciativa transfronteiriça, que apoia a transição digital com segurança cibernética, para pequenas e médias empresas e organizações públicas, através da promoção de uma zona de cibersegurança CENCYL, que engloba a comunidade de trabalho Castilla y León e Centro de Portugal.
O projeto assenta em quatro pilares. A avaliação das vulnerabilidades e áreas de melhoria; a capacitação para enfrentar ameaças cibernéticas; a orientação especializada em segurança digital e a certificação da segurança de soluções digitais.
A jornada CIBERIA, que terá lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG a partir das 14h30, assume-se, assim, como uma oportunidade para participar e contribuir para “a construção de um ambiente digital mais seguro e resiliente”.
O programa contempla as apresentações do projeto CIBERIA e do Centro de Competência de cibersegurança da Região Centro, por João Paulo Barraca; a comunicação do investigador Pedro Pinto sobre governança, risco e conformidade; a apresentação do Instituto AIR, e uma mesa redonda com participação dos intervenientes.