O docente da Universidade da Beira Interior (UBI), João Carlos Lanzinha, recebeu o Prémio Conselho Diretivo da Região Centro 2024, da Ordem dos Engenheiros (OE).
A distinção foi atribuída ao professor do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA) da UBI, João Lanzinha, “pelo currículo de mérito excecional, nos domínios profissional, cultural e de relacionamento com a sociedade”, revela a UBI.
A entrega do Prémio, de periodicidade anual, decorreu no XXIV Encontro Regional do Engenheiro, organizado pela Ordem dos Engenheiros da Região Centro. O evento teve lugar no dia 25 de maio, na cidade do Fundão, e contou com a participação de, entre outros, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando Almeida Santos, e da presidente da Região Centro da OE, Isabel Lança.
João Carlos Lanzinha é, atualmente, Pró-Reitor para o Acompanhamento de Projetos Estratégicos e Institucionais, tendo já ocupado cargos no DECA e Faculdade de Engenharia da UBI. Doutorado em Engenharia Civil, é investigador do C-MADE – Centre of Materials and Civil Engineering for Sustainability e Coordenador do LABSED – Laboratório de Saúde na Edificação.
De acordo com a UBI, o docente tem tido um papel relevante na organização de eventos científicos de grande escala, de que é exemplo recente a presidência da Comissão Organizadora CIRMARE 2023 – VI Congresso Internacional na Recuperação, Manutenção e Restauração de Edifícios, com o tema “Resiliência e Adaptação de Edifícios e Cidades para as Mudanças Climáticas”, em dezembro de 2023, que juntou engenheiros de todo o mundo.