Na primeira reunião da Assembleia Municipal da Covilhã, logo após a tomada de posse, foi eleita a mesa da assembleia, que voltará a ser presidida por João Casteleiro e constituída por Sandra Ferreira e Vítor Pinho. Foi a única lista apresentada e aprovada com 34 votos a favor, 12 votos em branco e quatro contra.
No discurso que dirigiu aos presentes, João Casteleiro agradeceu a todos os que terminaram o mandato, enalteceu a Covilhã e trazia um caderno de encargos para o novo presidente da Câmara Municipal, da habitação à mobilidade, da saúde à educação.
“Creches e infantários para os mais pequenos, habitação e emprego para os jovens. Mobilidade, cidades, vilas e aldeias com ruas e passeios que motivem os mais idosos a caminhar. Saúde, muita coisa havia a dizer sobre saúde, mas vou apenas lembrar uma, a “doença”, que mais me influenciou nesta campanha, a solidão.”
João Casteleiro deixou ainda um desejo para o novo mandato.
“Que este seja um mandato em que além das calçadas, dos muros e das estradas que são imprescindíveis, saibamos também identificar, tratar e acarinhar os espíritos mais solitários e silenciosos das nossas cidades, vilas e aldeias.”
A Assembleia Municipal da Covilhã é constituída por 26 elementos, que os resultados das eleições autárquicas do passado dia 12 de outubro distribuíram da seguinte fora: PS (11 mandatos), PSD (5 mandatos), MIPP (3 mandatos) +Covilhã (2 mandatos), Chega (2 mandatos) e CDU (2 mandatos). Da Assembleia fazem ainda parte, por inerência, os 25 presidentes das juntas de freguesia do concelho.














