Esta quarta-feira, 17 de maio, o Ciclo de Apresentações de investigação artística no Fundão recebe o cineasta João Dias, para falar do trabalho que tem desenvolvido no concelho.
Depois da formação em fotografia e cinema, João Dias abandonou uma licenciatura em filosofia para se dedicar à realização. Dirigiu curtas-metragens e documentários, entre os quais a longa metragem As Operações SAAL (2009), que recebeu o Prémio para Melhor Documentário no Festival DocLisboa.
Recebeu ainda o Prémio de Melhor Fotografia no Festival IndieLisboa, pela curta de 2012 “O Verão”. Da atividade profissional mais recente destaca-se a montagem dos filmes de Pedro Costa, “Cavalo Dinheiro” (2014) e “Vitalina Varela” (2019), que lhe valeram nomeações para Melhor Montagem pela Academia Portuguesa de Cinema e Festival de Cinema de Guadalajara, respetivamente.
Esta quarta-feira, João Dias vai estar a apresentar o trabalho continuado de investigação que tem desenvolvido no concelho do Fundão, partilhando a experiência com a comunidade artística e educativa e também com a comunidade em geral. O encontro promovido pela ARS I&D está marcado para as 17 horas no Espaço Biblos.