O docente da Universidade da Beira Interior (UBI), João Leitão, está a iniciar um novo cargo como membro do Conselho do Colégio da Especialidade de Economia e Gestão Empresariais, da Ordem dos Economistas.
As eleições nacionais e regionais da Ordem dos Economistas para o quadriénio 2025-2028 decorreram no passado dia 4 de dezembro de 2024. Apenas uma lista se apresentou a sufrágio tendo como candidato a Bastonário António Augusto Mendonça, ex-ministro das Obras Públicas.
João Leitão, integrava a lista, e foi eleito para o Conselho do Colégio da Especialidade de Economia e Gestão Empresariais, da Ordem dos Economistas.
Para o docente da UBI, esta eleição para o Conselho do Colégio da Especialidade de Economia e Gestão Empresariais, da Ordem dos Economistas, para o quadriénio 2025-2028, sob a liderança do Bastonário António Mendonça, proporciona, em primeiro lugar, a oportunidade de agradecer “à minha Alma Mater, ou seja, a Universidade da Beira Interior, que me disponibilizou as condições para estudar, aprender, ensinar, investigar e gerir, na área de Economia, nos últimos 27 anos”.
À RCB, João Leitão não considera esta eleição como uma distinção individual, mas sim colectiva, com base na qualidade do trabalho realizado, historicamente, por diferentes pessoas na área departamental de Gestão e Economia da UBI, incluindo estudantes, professores, quadros técnicos e investigadores.
“Em terceiro lugar reforça a importância estratégica do trabalho realizado na área de Economia da Empresa, que é propiciado pela natureza matricial das ciências económicas e empresariais, perfeitamente enquadrada no âmbito de atuação do Colégio da Especialidade de Economia e Gestão Empresariais, o qual tem por missão especial, contribuir com quadros altamente qualificados, ou seja, economistas capacitad@s para alavancarem o crescimento económico e sustentável de Portugal e da União Europeia, assente nas melhores práticas de competitividade, inovação empresarial, sustentabilidade e responsabilidade social”, conclui.