A Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, acolhe na próxima terça-feira, 19 de novembro, às 18h00, a apresentação do livro “História de Vida”, de João Rolo. Uma obra em que o autor revisita memórias de infância e juventude vividas entre Moçambique e Castelo Branco.
Nascido em 1958 na cidade da Beira, Moçambique, o coronel João Rolo é uma figura com um percurso de vida marcado pelo serviço à sociedade e pela ligação a Castelo Branco, cidade que adotou como sua desde jovem.
Foi na cidade albicastrense que João Rolo estudou na Escola Industrial e Comercial, e integrou as camadas jovens do Benfica de Castelo Branco, além de ter jogado na equipa sénior da Póvoa de Rio Moinhos.
Iniciou a carreira militar em Santarém, tendo ingressado no curso de formação de oficiais da GNR em Portalegre. Ao longo da carreira foi chefe de secção de recrutamento da GNR em Lisboa e comandante do centro de formação de praças em Portalegre, cidade onde reside atualmente.
“História de Vida” revela, através de uma escrita “sincera e envolvente”, os momentos determinantes do percurso do coronel, passando pelas experiências no serviço militar e na Guarda Nacional Republicana, bem como as relações e aprendizagens acumuladas ao longo dos anos.
Trata-se de uma viagem autobiográfica, propondo uma visão íntima e reveladora da vida de João Rolo.
A sessão de apresentação, na próxima terça-feira, conta com a participação de Maria do Carmo Marques que, de acordo com a nota enviada à comunicação social, vai “enriquecer o encontro com a sua visão e contributo para a compreensão da obra”.