O docente da Universidade da Beira Interior (UBI) Jorge Reis Silva foi eleito presidente da RIDITA – Rede Iberoamericana de Investigação em Transportes Aéreos, assumindo o mandato que se prolonga até 2026.
A escolha de Jorge Reis Silva para a presidência da RIDITA decorreu na assembleia geral daquela entidade, no final de junho de 2024, após o encerramento do IX Congresso RIDITA, que se realizou em Portugal, tendo a Universidade da Beira Interior como uma das organizadoras.
A rede RIDITA, fundada em 2007, é um grupo de discussão permanente aberto e sem fins lucrativos, composto por investigadores, académicos e profissionais ligados transporte aéreo, que atuam em instituições ibero-americanas.
Jorge Reis Silva faz parte do Departamento de Ciências Aeroespaciais, da Faculdade de Engenharia da UBI, detém uma vasta experiência académica, tendo-se especializado nas áreas do transporte em geral e do transporte aéreo em particular, bem como na investigação operacional.
O docente da UBI foi um dos peritos da área da aeronáutica que integrou a Comissão de Acompanhamento dos trabalhos da Comissão Técnica Independente que analisou a localização do novo aeroporto de Lisboa.
Em 2023, foi eleito, diretor de investigação e desenvolvimento da Associação Internacional de Comunicações e Eletrónica das Forças Armadas (AFCEA Portugal).