A terceira edição das Jornadas de Religiosidade Popular realiza-se em Penamacor nos próximos dias 17 e 18 de maio, sob o mote “Cultos e Romarias na Raia Ibérica”. O evento conta com a participação de investigadores dos dois lados da fronteira entre Portugal e Espanha.
Organizado e promovido pelo museu municipal em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, a universidade de Salamanca e o seu Instituto de Investigações Antropológicas de Castela e Leão, o evento visa estabelecer uma abordagem académica sobre os cultos regionais e locais.
Em comunicado, a autarquia penamacorense explica que o objetivo passa por valorizar os estudos das romarias e manifestações culturais populares naquele território, de modo a preservar a memória para salvaguarda do património cultural identitário da região.
Além das várias apresentações sobre os cultos e romarias na raia ibérica, o programa conta ainda com representações dos cancioneiros populares ligados à Senhora do Bom Sucesso (Penamacor), Senhora da Ajuda (Escalos de Cima) e Senhor da Saúde (Souto da Casa).
Este ano, segundo avança o município, abrem-se também portas a uma nova linha de investigação, com comunicações sobre os cultos do Espírito Santo, “enraizados na comunidade local e com particularidades distintas”.
O programa, que se desdobra entre o salão nobre dos Paços do Concelho e o auditório da Santa Casa da Misericórdia, pode ser consultado no portal do município de Penamacor.
A participação no evento é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória, podendo ser efetuada presencialmente no Museu Municipal de Penamacor, ou através do seu contacto telefónico (277 394 106) e endereço eletrónico (museu.municipal@cm-penamacor.pt).