O vereador da maioria socialista na Câmara Municipal de Penamacor, José António Ramos, vai pedir que sejam expurgadas das atas das reuniões do executivo e da Assembleia Municipal, todas as declarações ofensivas ao seu nome, proferidas pela oposição, a propósito do processo judicial em que esteve envolvido e que atravessou todo o mandato.
Perante a decisão do Tribunal da Relação, o autarca decidiu, “nos termos dos preceitos da lei”, solicitar “que sejam expurgadas das atas as intervenções suprarreferidas.”
Intervenções, quer na Assembleia Municipal, quer nas reuniões do executivo, que José António Ramos recordou, num longo texto escrito que leu na última reunião pública e de que é exemplo a intervenção na reunião de câmara número 21, “cujo teor dispensa leitura, face ao baixo nível da mesma, com mentiras, escabrosas, as quais se veio agora a comprovar serem totalmente falsas com a absolvição proferida pelo Tribunal da Relação de Lisboa.”
Sobre o tema o vereador da oposição, Filipe Batista, entende que “é preciso contextualizar a forma como essas declarações foram produzidas”, recordando que “não foi a oposição que suspendeu o seu mandato, foi o senhor próprio que apresentou ao executivo um pedido de suspensão para não prejudicar a imagem do executivo.”