“Os Soldados Fantasma” é o título do novo livro do escritor e antigo jornalista José Manuel Barata-Feyo que vai ser apresentado esta sexta-feira, 15 de março de 2024, às 16 horas, na sua terra natal, a freguesia da Soalheira.
A nova obra de Barata-Feyo destaca a “história ignorada dos mil portugueses que combateram os exércitos de Hitler em França”. Trata-se de uma investigação “inédita” com documentos exclusivos, num contributo para que se faça alguma justiça à memória dos portugueses que no tempo da segunda guerra mundial se sacrificaram pela liberdade.
A apresentação do livro, que terá lugar no edifício da antiga telescola, conta com intervenções do presidente da Junta de Freguesia da Soalheira, Hélder Salvado; do diretor do Jornal do Fundão, Nuno Francisco e do próprio autor, José Manuel Barata-Feyo.
Natural da Soalheira, Barata-Feyo é autor e foi jornalista durante longos anos. Ao longo da sua carreira ocupou diversos cargos de destaque, tendo cargos de chefia e direção em jornais, revistas e televisão, nomeadamente na RTP.
Trabalhou para o International Herald Tribune, o New York Times News Service e a Radio France, tendo colaborado com o jornal francês Libération. Como repórter recebeu prémios nacionais e estrangeiros de televisão.