A jovem natural de Pinhel Joana Pinheiro, com apenas 15 anos, é uma das duas jogadoras mais jovens da Liga BPI, primeiro escalão do futebol feminino a nível nacional. A jogadora vai representar o clube que subiu esta temporada, o Racing Power.
E tem mesmo sido uma carreira em ascensão e a alta velocidade para a jovem, que já soma também convocatórias para as seleções nacionais jovens portuguesas. Representou o Pinhelenses no começo da sua formação, jogou depois na EFF Guarda e a meio da época passada foi chamada para jogar no Racing Power FC, equipa do Seixal que disputava o ano passado a II Liga, e que a venceu com claro domínio. A jovem fez grande parte da época nos iniciados (sim iniciados!) femininos do clube, mas foi chamada à equipa júnior do clube diretamente, sem sequer passar por juvenis e com apenas 15 anos de idade, feitos em janeiro deste ano, fazendo cinco jogos pelas juniores, que ficaram em segundo lugar da sua série no campeonato nacional da categoria.
Esta época, a jovem foi integrada nos trabalhos do plantel principal que vai disputar a Liga BPI que arranca este fim-de-semana e, com apenas 15 anos, é uma das duas mais jovens jogadoras da prova, apenas atrás de Erica Parkinson, do Valadares, que é 3 meses mais nova, nascida em Abril.
O Racing Power tem um plantel fortíssimo para esta temporada, com muitos reforços internacionais e uma equipa claramente para lutar por lugares cimeiros, mas ainda assim Joana Pinheiro conseguiu agarrar o seu lugar no plantel. A equipa já fez dois jogos para a Taça da Liga, com a jovem a ser convocada para um dos jogos, mas ainda sem se ter estreado oficialmente pelas seniores do clube. A sua caminhada na Liga BPI arranca hoje, em casa do Damaiense, pelas 14 horas, com o jogo a ser transmitido em direto no Canal 11.