O jovem João Ricardo, de apenas 18 anos, fez a sua formação entre o CAF e a ADF no Fundão, e mudou-se para Coimbra em 2022. Um percurso imaculado no CS São João valeu-lhe agora um lugar a tempo inteiro no plantel sénior que vai disputar a III Divisão de futsal.
Começou a sua formação no futebol, no CAF, onde jogou até aos juvenis, altura em que se mudou para o futsal e diretamente para a AD Fundão, onde esteve duas temporadas. Na última temporada que fez de Fundão, deu nas vistas nos juniores, fazendo uns impressionantes 16 golos em 20 jogos realizados. Mudou-se, entretanto, para Coimbra, para o Centro Social São João, onde continuou o seu percurso ainda na equipa de juniores do clube. E a época não podia ter corrido melhor: conseguiu a manutenção no nacional de sub-19 e fez 11 golos em 24 jogos.
Além disso, foi ainda chamado de forma regular aos seniores, onde fez 16 jogos e até marcou um golo. E além disso, fez ainda três jogos e um golo na equipa B que joga o distrital de juniores e que foi campeã distrital, embora tenha depois falhado a subida à II Divisão Nacional de sub-19. Uma época tão recheada de jogos e consistência, que lhe valeu um lugar a tempo inteiro no plantel sénior do clube, tendo convencido o treinador Alcides Lopes a apostar em si para 2023/2024.