A Covilhã foi o último ponto de paragem do roteiro “É para avançar” que a comissão política distrital da JSD tem estado a promover em todos os concelhos do distrito. A iniciativa tem como principal objectivo a recolha de contributos tendo em vista a apresentação de propostas que possam contribuir para o desenvolvimento do território.
Nesta deslocação a JSD começou por visitar a conhecer o UbiMedical onde identificou “preocupações dos empreendedores relativas aos entraves no processo de crescimento, nomeadamente a falta de apoios ao nível de política fiscal”. Foi também analisado um plano de mobilidade para a região e os impactos da abolição de portagens na A 23 para as empresas e para a circulação de pessoas em contexto laboral numa reunião com responsáveis da plataforma para a reposição das Scuts.
No âmbito deste roteiro, a JSD distrital esteve ainda reunida com o presidente do conselho de administração da unidade local de saúde da Cova da Beira, onde ficou a conhecer “o plano estratégico que está a ser implementado para melhorar a resposta em saúde na região, com destaque para o posicionamento internacional da ULS”.
A implementação do plano de revitalização para a Serra da Estrela, que a JSD considera “crucial para a região” foi outro dos temas abordados assim como as preocupações manifestadas pela associação académica da UBI, nomeadamente “a realização da prova nacional de acesso para estudantes de Medicina, que obriga os estudantes a deslocações para fora da Covilhã, o impacto do aumento das rendas da habitação no acesso ao ensino superior, a saúde mental e a mobilidade”.
Para o líder da distrital da JSD a realização deste roteiro “é um compromisso com a proximidade e a criação de soluções reais para os desafios do distrito”. Miguel Barroso sustenta que “é através do contacto directo com as organizações que se consegue actual de forma concreta e eficaz”.