O projeto de Envelhecimento Ativo e Saudável da freguesia de Pêro Viseu arrancou no passado dia 17 de outubro e tem em vista uma série de atividades semanais, dedicadas aos residentes com mais de 55 anos daquela localidade e da anexa de Vales.
Trata-se de uma iniciativa que visa combater o isolamento e a exclusão social, promovendo o bem-estar físico, mental e social dos seus participantes.
O projeto baseia-se no conceito de “envelhecimento ativo”, que, de acordo com comunicado da junta, se refere ao reconhecimento do potencial dos indivíduos para manterem o seu bem-estar ao longo da vida, tendo em conta as suas capacidades e envolvimento com a comunidade.
Entre as atividades previstas estão aulas de ginástica ativa, que decorrem todas as segundas-feiras, das 10h30 às 11h30, em Pêro Viseu; um Clube de Artes em Vales às quartas-feiras, das 15h00 às 16h30, e a Escola ALFA, em parceria com o Centro Assistencial, Cultural e Formativo do Fundão (CACFF), que oferece aulas às quintas-feiras, das 14h30 às 17h00.
Com este projeto, a Junta de Freguesia de Pêro Viseu espera não só melhorar a saúde física dos seus seniores, mas também reforçar o seu envolvimento comunitário e proporcionar um ambiente de convívio, aprendizagem e apoio mútuo.