O Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior, em parceria com a Beira Serra e a Quarta Parede, criou um novo curso de formação contínua em Teatro e Participação Social, que começa a funcionar já no próximo dia 9 de outubro.
Desenvolvido no âmbito do Programa UBI Impulso, o Laboratório de Teatro e Participação Social resulta do “know-how” adquirido pela universidade através da participação em projetos de intervenção social pela arte. Por exemplo, no Projeto VELEDA – Mulheres e Monoparentalidade, promovido pela Beira Serra.
O curso visa contribuir para a coesão social mediante a promoção do bem-estar individual e da comunidade, partilhando a ideia de que as artes performativas “são ferramentas valiosas de dinamização da sociedade, quer em forma de manifestação social e comunitária” quer enquanto “abordagem de intervenção e desenvolvimento”.
Nesse sentido, a formação passa por explorar as interligações entre as artes e o empoderamento de pessoas e grupos; estimular a noção de si e a participação social através da performance artística e dotar os participantes de ferramentas teatrais úteis aplicáveis à vida profissional e cívica.
Com uma duração total de 81 horas em regime pós-laboral, o curso arranca a 9 de outubro e é dirigido a pessoas com, pelo menos, o ensino secundário completo e com interesse nestas áreas.
As inscrições estão abertas até 8 de setembro, com uma taxa de frequência no valor de 120 euros. Para apoiar esse custo, a formação disponibiliza 15 bolsas que cobrem na totalidade o valor da inscrição.
Todas as informações estão disponíveis na página oficial da UBI.