Lavacolhos (Fundão) é a primeira Eco Freguesia do distrito de Castelo Branco. O galardão foi entregue esta segunda-feira, 7 de julho de 2025, no Teatro Municipal de Torres Vedras.
A Bandeira Verde Eco-Freguesia XXI é um projeto da ABAAE, –Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, que visa trabalhar com as freguesias a fim de contribuir para implementação da sustentabilidade ambiental, social e económica a nível local, reconhecendo e divulgando as melhores práticas associadas à cidadania participativa e à gestão sustentável do território. A Agência Portuguesa do Ambiente integra, desde a sua génese, o júri nacional deste Programa de Cidadania Ambiental.
Este galardão bienal, simbolizado pela Bandeira Verde, visa divulgar e distinguir as freguesias com melhores práticas de sustentabilidade, não só ambiental, mas também sócio-económico e cultural, implementadas nos últimos dois anos.
Baseado num conjunto de dez indicadores, procura evidenciar e incentivar um conjunto de ações que vão desde a educação ambiental, participação pública e apoio social, à promoção do território ou da mobilidade sustentável, informação, comunicação e descentralização dos serviços ou proteção e restauro da biodiversidade, gestão dos espaços públicos e verdes, resíduos, água ou energia. Valoriza ainda uma visão de futuro, que contemple o desenvolvimento de projetos no sentido da sustentabilidade.
O programa é implementado por uma Comissão Nacional da qual fazem parte para além da ABAAE elementos da Agência Portuguesa do Ambiente, Universidade de Coimbra, Instituto de Ciências Sociais, FCSH-Universidade Nova de Lisboa, Quercus, entre outros, contando ainda com o apoio de diversos parceiros que contribuem para o desenvolvimento de projetos nas freguesias candidatas.
O presidente da junta de freguesia da Lavacolhos não esconde o orgulho em receber este galardão que afirma só ter sido possível graças ao forte empenho dos fregueses da aldeia nos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Oiça as declarações do presidente da junta de Lavacolhos, Paulo Barbosa: