Sp. Covilhã e Académica empataram este domingo no Estádio Santos Pinto, naquele que foi o último jogo da 8ª jornada da fase de subida. Os golos foram marcados nos minutos finais. O conjunto orientado por Francisco Chaló, realizou uma grande exibição, teve as melhores ocasiões para chegar à vantagem, principalmente na segunda parte, mas desperdiçou.
Elijah (duas vezes), Zé Tiago, João Vasco (uma na 1ª e outra na 2ª) e Gildo, por exemplo, criaram grandes situações (falharam muito na finalização) de poder marcar e obrigaram a intervenções de grande qualidade por parte do guardião da “Briosa”, Carlos Alves, que adiaram o inaugurar do marcador.
Nos últimos minutos do desafio, o covilhanense Bruno Figueiredo, que entrou no decorrer da segunda parte, apontou, finalmente, no fundo das redes contrárias, aos 83’, tudo isto, perante um adversário de qualidade, mas que, à excepção do golo que marcou, não criou mais nenhuma oportunidade digna disso mesmo, ao longo de toda a partida, apesar de ter lutado muito. Era totalmente merecida a vantagem. Os academistas não se conformaram e apesar do encontro se aproximar do final conseguiram responder, aos 89 minutos, por João Vítor, que após um passe de Hugo Seco para a cabeça de Lucas Henrique atirou para o fundo das redes de Makaridze e empatou a partida.
Injusto? Sim, mas o futebol não se compadece com injustiças, há que ser eficaz.
Com este resultado, os leões da serra ainda não conseguiram vencer na competição, é verdade, mas mereciam totalmente os três pontos, naquela que foi, provavelmente, uma das melhores exibições da época.
O Sporting da Covilhã ocupa actualmente o último lugar, juntamente como Atlético, com 5 pontos na tabela classificativa.
André Neto, o árbitro de Vila Real, não teve influência no resultado final, teve um critério largo, quis deixar jogar, no entanto, no aspecto disciplinar, faltou mostrar alguns cartões amarelos à “Briosa”, tal como mostrou, e bem, aos Leões da Serra.
Na próxima jornada (6ª), na fase de apuramento de campeão e subida de divisão, os serranos deslocam-se a Lourosa para jogarem com o Lusitânia (0-1 na 1ª volta).
O jogo realiza-se no domingo, 14 de abril, às 17h, com relato na RCB.
Nota de rodapé: O avançado Paulinho do SCC, que saiu lesionado aos 25′, tendo sido substituído por Elijah, num lance com Aloísio da AAC, deslocou-se ao Hospital Pêro da Covilhã (CHUCB), por precaução, fez alguns exames e segundo o que a RCB apurou no final do jogo, felizmente está tudo bem com o atleta, apesar de ter sentido tonturas e ter ficado com um hematoma junto ao olho esquerdo.