O responsável da Infraestruturas de Portugal revelou que este primeiro troço deverá ser utilizado, na sua maioria, por comboios de passageiros e avança que a CP já manifestou o interesse em divulgar e comercializar o novo serviço ferroviário de passageiros entre as duas cidades.
Vai ser reaberto já no final de outubro, garantiu Henrique Teles, diretor da IP – Infraestruturas de Portugal, em declarações recentes aos meios de comunicação num evento no Porto. “Julgamos poder abrir a Linha da Beira Alta em toda a sua extensão, entre a Pampilhosa e Vilar Formoso, no final do primeiro trimestre de 2025, em condições comerciais normais para comboios de passageiros e mercadorias”, referiu ainda, ou seja, no final de março do próximo ano toda a linha estaria já aberta a circulação.
A linha vai ser aberta ainda com a sinalização antiga, sendo que a nova só estará pronta e aplicada no final de 2025, mas Henrique Teles refere que isso não condicionará a sua abertura e utilização.
Por agora será para transporte de passageiros, mas no futuro espera-se que a linha possa receber comboios com 750 metros, permitindo transporte de mercadorias e reduzindo assim o custo de transporte por unidade transportada, aumentando a capacidade de escoamento da região via linha ferroviária. A linha encontra-se encerrada desde 2022 e o projeto para a sua recuperação ultrapassa os 600 milhões de euros de orçamento.