A Linha da Beira Alta, encerrada desde 2022, encontra-se já em fase de testes e prevê-se que reabra ainda este mês de novembro. A circulação dos comboios é retomada, para já, apenas no troço entre Vilar Formoso e Celorico da Beira, noticiou hoje o Jornal de Notícias.
A obra de modernização que abrange uma extensão de 200 quilómetros e tem uma dotação de 500 milhões de euros, está quase concluída.
De acordo com a Infraestruturas de Portugal, citada pelo JN, a Linha da Beira Alta “estará a dias de voltar a ter circulação de comboios, estando, neste momento, em fase de testes”.
Embora ainda sem data definida, a IP garante que este mês reabre o primeiro troço, entre Vilar Formoso, na fronteira espanhola, e Celorico da Beira, numa extensão de 60 quilómetros.
Recorde-se que a empreitada começou em abril de 2022 e desde o seu começo que foram anunciadas muitas datas para a reabertura, nomeadamente no início de 2023, novembro do ano passado e primeiro semestre de 2024, mas todas falharam.
Entretanto na Linha da Beira Baixa, a IP está a substituir a Passagem Hidráulica no quilómetro 26,388, por uma nova infraestrutura “redimensionada”, com vista a repor a sua função estrutural, revela aquele organismo.
Uma intervenção que representa um investimento superior a um milhão de euros.