Na comemoração dos 42 anos de vida, o Lions Clube da Cova da Beira assinou protocolos de colaboração com a associação de diabéticos da Serra da Estrela e com a associação cultural abrigo das Sarnadas. O objectivo passa pelo estabelecimento de acções de cooperação entre as entidades envolvidas.
Em comunicado, a direcção do clube da Cova da Beira afirma que “desde há muito que o Lions Internacional e a OMS trabalham juntos para promover a educação, e aumentar a prevenção e controle da diabetes”. Uma parceria que incide particularmente na prevenção e tratamento das doenças diabéticas dos olhos.
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de quem vive com esta doença o Lions club da Cova da Beira abraçou também esta causa “cientes de que servimos melhor quando nos unimos a quem já deu provas de trabalho no terreno, socorremo-nos da associação de diabéticos da Serra da Estrela, para alcançar este objectivo”.
Já o protocolo com a associação cultural abrigo das Sarnadas pretende reforçar a cooperação “através de novas acções de reflorestação, sensibilizando a população para a importância deste tipo de medidas que vão permitir fazer renascer das cinzas uma melhor qualidade de vida indispensável aos seres vivos”. Para além desta preocupação ambiental a cooperação visa ainda questões do reforço de identidade cultural da freguesia de Verdelhos, no concelho da Covilhã que “possui manifestações culturais singulares como: a dança das trancas ou o cancioneiro popular local” que também vão ser apoiadas e desenvolvidas.