A Biblioteca Comunitária de Alcains realiza nos próximos dias 21 e 22 de dezembro, na Casa do Povo, entre as 15 e as 18 horas a atividade “Livros Itinerantes na Casa do Povo de Alcains”.
A iniciativa “Livros Itinerantes na Casa do Povo de Alcains” tem como finalidade “proporcionar a aquisição de livros de qualidade para oferta no Natal de 2024; e custear as iniciativas da Biblioteca no ano de 2025”, referem os promotores, acrescentando que a oportunidade é aproveitada também para assinalar o terceiro aniversário do trabalho cívico da associação não formal, que, desde novembro de 2021, promove atividades em regime de voluntariado na vila de Alcains (Castelo Branco).
O programa da atividade integra o lançamento de um livro sobre Ramalho Eanes; e uma sessão literária dedicada a António Ramos Rosa, a partir de um texto do Cardeal José Tolentino Mendonça, além de uma Festa Comunitária.
No primeiro dia do evento. dia 21, às 16 horas, decorre a apresentação informal do livro “Ramalho Eanes – Palavra que conta”, de Fátima Campos Ferreira, da Porto Editora. A iniciativa inicia a celebração dos 90 anos do nascimento do alcainense António Ramalho Eanes (25 de janeiro 1935) que a Biblioteca Comunitária de Alcains celebra, anualmente, com um almoço; onde, nos anos anteriores, estiveram como convidados especiais os jornalistas Jorge Castilho (2023) e Fernando Alves (2024).
Às 17 horas, outra apresentação informal do trabalho que a aluna Diana Dias realizou sobre o “Retábulo-mor da Igreja Matriz de Alcains, para a Escola Superior de Tomar, como trabalho da Licenciatura em Conservação e Restauro. O trabalho que já faz parte do espólio de estudos sobre Alcains, da Biblioteca Comunitária.
Também em exposição estará uma mostra do espólio de livros autografados por autores como Teolinda Gersão, José Carlos Barros, Rita Taborda Duarte, Ricardo Fonseca Mota, Ana Zanatti, Fernando Alves, Maria do Rosário Pedreira, entre outros, que enriquece o espólio da Biblioteca Comunitária de Alcains.
No segundo dia, 22 de dezembro, o destaque vai para a Festa de Natal Comunitária que quer envolver os vizinhos emigrantes e dar-lhes a conhecer alguns dos alimentos tradicionais da Vila de Alcains.
É uma iniciativa para a qual a Biblioteca pede a ajuda de voluntários, especialmente de jovens que possam convidar vizinhos emigrantes para uma Festa Comunitária e de Acolhimento na Casa do Povo de Alcains, no encerramento da iniciativa “Livros Itinerantes 2024”.
Na Festa de Natal Comunitária contamos com a presença da voz de Helena Silva que, em regime de voluntariado, partilhará com todos os presentes: Canções Tradicionais da Beira Baixa.
Antes, às 16 horas, uma celebração do Centenário do Nascimento de António Ramos Rosa (1924 – 2024) a partir de um texto do Cardeal José Tolentino Mendonça.
A iniciativa “Livros Itinerantes na Casa do Povo de Alcains” conta com o apoio logístico da Junta de Freguesia de Alcains.