O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) vai entregar, a partir desta terça-feira e nas próximas duas semanas, cabazes e iguarias de natal, mantas, e vários “adereços” aos doentes oncológicos das unidades hospitalares da região.
Para além de outras unidades na região centro, a distribuição abrange todas as unidades de saúde do distrito de Castelo Branco, desde o Hospital Amato Lusitano até ao Hospitais Pêro da Covilhã e do Fundão, passando ainda pela Unidade Local de Saúde da Guarda.
Ao todo vão ser entregues 1.200 mantas; 570 adereços, como sejam turbantes, gorros, sacos do dreno e almofadas do coração; 300 broinhas; 20 bolos-rei e 20 bolos de Ançã.
Quanto aos capazes de natal, esses são encaminhados para as casas de doentes oncológicos previamente identificados e beneficiários do Programa de Apoio Social material do núcleo regional da Liga Portuguesa contra o Cancro.
A iniciativa, que contra com várias parcerias, visa contribuir ativamente para a humanização dos cuidados em oncologia, bem como amenizar o impacto do cancro nos doentes e respetivas famílias.
De referir que o Programa de Apoio Social material do núcleo regional do centro da LPCC apoiou 414 doentes entre janeiro e outubro deste ano, o que se traduz em mais de dois mil 500 apoios, num montante que ascendeu a 164 mil euros, mais 22% que o período homólogo de 2022.