A jovem covilhanense é finalista do concurso “Astronauta por um Dia” organizado pela Agência Espacial Portuguesa (AEP). A experiência única vai ser vivida no domingo, 29 de setembro de 2024.
O concurso “Astronauta por um Dia” tem como objetivo divulgar e promover o Espaço junto dos mais jovens, proporcionando uma ligação com este sector através da realização de voos parabólicos que simulam um ambiente de microgravidade.
Os finalistas do concurso têm a oportunidade de participar num voo parabólico, promovido pela Agência Espacial Portuguesa, que decorre no dia 29 de setembro de 2024, sendo ainda embaixadores desta iniciativa, junto da sua comunidade territorial, durante o ano letivo de 2024/25.
De acordo com a AEP, na edição deste ano (a terceira) foram 631 os candidatos de todo o país.
Após vários meses e quatro provas de seleção bastante exigentes: Vídeo; Memória, Velocidade e Raciocínio Espacial; Aptidão Física e Entrevista, foram apurados os 30 finalistas desta experiência única.
Dos 30 finalistas (16 rapazes e 14 raparigas), os distritos de Aveiro e Setúbal são os mais representados (com cinco elementos), sendo que pela primeira vez teremos uma representante do distrito de Castelo Branco (Lua Raquel Martins Afonso – Covilhã), que será também a embaixadora de toda o interior raiano, pois Bragança, Guarda e Portalegre não terão qualquer representante.
O Astronauta por um dia é uma iniciativa da Agência Espacial Portuguesa, organizada em cooperação com a Força Aérea Portuguesa, a Ciência Viva, FPCEUP, FMH e a Missão Continente.