O artista covilhanense Luís da Cruz está a preparar, em parceria com o município da Covilhã, uma instalação para comemorar os 50 anos do 25 de abril. A obra, que consiste num “cravo gigante” de 50 metros, conta com a participação de centenas de pessoas de todo o concelho e é oficialmente inaugurada no aniversário da revolução de 1974.
A peça que comemora os 50 anos de democracia vai ser instalada na Praça do Município, e começa a ser montada já esta quarta-feira, 10 de abril. A ser colocado no centro da rotunda, o cravo gigante vai formar uma cúpula sobre o local, “como forma de mostrar sob que símbolos nos guiamos hoje: liberdade, democracia, fraternidade”, aponta Luís da Cruz em comunicado.
O artista trabalhou com várias comunidades covilhanenses para esta instalação “gigantesca” que conta com muitos cravos de abril, elaborados por centenas de participantes, desde crianças a idosos.
Ainda inserido nestas comemorações, Luís da Cruz inaugura também no dia 25 de abril, a exposição “Sempre!”, na Galeria Multimédia (Rua da Barbacã, 30, Covilhã). De acordo com o artista, a mostra reúne obras de pintura e cerâmica para invocar a transformação social e cultural de um país que “anteriormente amarrado e proibitivo, incorporando assim a revolução que fez renascer Portugal de um regime opressivo”.
A exposição é inaugurada no dia 25 de abril, com um painel de conversa sobre essa mesma data, e fica patente até dia 27 do corrente mês.