Considerado um dos nomes maiores do teatro em Portugal e um dos rostos mais reincidentes do cinema português realizado a partir dos anos 1970, Luís Miguel Cintra desloca-se ao Fundão, na terça-feira, 8 de outubro de 2024, para estar presente na sessão de cinema do CineClube Gardunha, n´A Moagem, às 21h00, onde assiste à exibição do filme “Verdade ou Consequência?”, realizado por Sofia Marques, que também está presente.
Sobre o filme, o CineClube Gardunha escreve:
Em “Verdade ou Consequência? Sofia Marques parte em busca do seu amigo e actor Luis Miguel Cintra; e Cintra em busca de si mesmo, ambos escavando a matéria e a memória do teatro, a matéria e a memória da vida. Em casa, rodeado de estatuária e do seu Porto, junto ao mar e na Espanha onde nasceu, num palco de luz e sombras, nos filmes de Manoel de Oliveira ou nos poemas de Ruy Belo.
Entrada livre na sessão de terça-feira, 8 de outubro de 2024, n´A Moagem (Fundão), às 21h00.
Luís Miguel Cintra, mítico ator e encenador, fundador do Teatro Cornucópia, em 1973, recebeu vários prémios e condecorações. Foi Prémio Pessoa em 2005. Em 2015 anuncia o fim da sua presença nos palcos do teatro mantendo-se no cinema.
A 18 de maio de 2021, foi-lhe atribuído o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa, sob proposta da Faculdade de Letras e em março de 2022, o Governo Português entregou-lhe a Medalha de Mérito Cultural.