O novo livro de poesia de Gonçalo Salvado, “Luminea”, com capa de Álvaro Siza Vieira e com um texto introdutório de Maria João Fernandes, foi apresentado esta quinta-feira, dia 27 de março, em Lisboa, na galeria do Centro Português de Serigrafia do Centro Cultural de Belém. A obra é editada pela RVJ Editores.
Em nota enviada aos órgãos de comunicação social, o autor refere que Luminea reúne uma seleção de poemas de Gonçalo Salvado em versão bilingue português/braille (com a colaboração do Centro de Recursos para a Inclusão Digital da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria) retirados do livro Quando a Luz do Teu Corpo me Cega (ed. RVJ Editores), ilustrado por Álvaro Siza Vieira conta com um ensaio de abertura de Maria João Fernandes e consiste na edição especial da obra que está na sua origem.
Compõem este livro poemas com o tema da luz no contexto amoroso, recorrente na obra do autor. Ambas as edições são apoiadas pela Câmara Municipal de Proença-a-Nova.
Três serigrafias, numeradas e assinadas por Álvaro Siza Vieira, realizadas pelo Centro Português de Serigrafia a partir dos desenhos que ilustram as obras, acompanham as duas edições. As imagens para as três serigrafias, foram previamente selecionadas e escolhidas pelo seu autor.
As serigrafias serão apresentadas igualmente neste contexto.
Associado ao lançamento é inaugurada uma exposição com os desenhos originais e serigrafias de Álvaro Siza Vieira.
Luminea pretende representar uma homenagem a Luís Vaz de Camões, referência findamental do autor, por ocasião dos 500 anos do seu nascimento, a partir do verso, retirado dos Lusíadas: “Que é grande dos amantes a cegueira”, uma das epígrafes que abre o livro Quando a Luz do Teu Corpo me Cega.
Recorde-se que o livro Quando a Luz do Teu Corpo me Cega foi lançado a 10 de dezembro 2024, na Biblioteca Nacional de Portugal, tendo sido apresentado pelo ex-ministro da Cultura Luís Filipe Castro Mendes e por Maria João Fernandes.
Da sessão fez parte o visionamento de um depoimento de Álvaro Siza Vieira gravado em vídeo sobre o livro e o autor.